A tempestade de 20 minutos que caiu no meio da tarde de ontem (08) trouxe reflexos também para o abastecimento de água em Piracicaba – SP. Sem energia elétrica, a captação e tratamento do produto ficou paralisada por quase oito horas o que provocou o esvaziamento dos reservatórios.
Segundo o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), a falta de água atinge os seguintes bairros: Santa Inês, Residencial Altafin, Santa Rita, Garças, Colibris, Perdizes, Glebas Natalinas, Parque Chapadão, Parque CECAP I, Parque CECAP II, Residencial Eldorado, Jardim Taquaral, Jardim Terra Rica, Residencial Eugênio Montebelo, Jardim São Francisco e regiões próximas.
O motivo para a falta do produto é a queda de energia na estação do bairro Capim Fino que ficou das 16 horas até às 23h50 sem força provocando queda na produção e distribuição de água para os reservatórios dos bairros. Alguns deles continuam sem energia até agora. É o caso da Casa de Bombas do Dois Córregos e a do Lago Azul que estão há mais de 24 horas desligadas.
Ainda segundo o Semae, a vazão de tratamento está 200 litros por segundo abaixo da vazão média necessária. Todos os reservatórios estão com os níveis críticos e só devem ser normalizados na madrugada.
Na região do bairro Balbo, que integra as comunidades do Boa Esperança, Vila Sônia, Jardim Maria Cláudia, Jardim São Luiz, Javary, Monte Rey e Parque Orlanda poderia ter falhas no abastecimento ao longo do dia de hoje. A mesma situação é para a região da Paulista, que integra os bairros Jaraguá e Jupiá.
Na região do Novo Horizonte, Kobayat Líbano, Nova Suíça e Água Bonita a autarquia disse que haveria falta de água no período da tarde.
Já a região abastecida pelo reservatório elevado da Rua XV de Novembro, no centro, está se recuperando gradativamente. Ele abastece os bairros Morumbi, Jardim Petrópolis, Parque Prezotto, Maracanã, Piracicamirim, Nova Pompéia, Jardim Ipanema, Sol Nascente e regiões próximas.
A região abastecida pela Casa de Bombas Unileste voltou a ser abastecida hoje às 7h30. Ela integra os bairros Santa Cecília, Monte Alegre, Jardim Nova Iguaçu, Dois Córregos, Vila Verde, Santa Isabel, Jardim Panorama, Santa Silvia, Alvorada, Sol Nascente e Alto da Pompéia.