
Depois de descer bastante, no final da tarde de ontem o rio Piracicaba voltou a subir. Ontem ele havia abaixado e deixado a Rua do Porto. O mesmo ocorreu com o Corumbataí que até chegou a sair do estado de extravasamento, mas já voltou.
Segundo dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), hoje por volta das 02h20 da manhã o rio Piracicaba voltou a 4,82 metros de profundidade, mas logo em seguida começou a subir novamente quando às 23 horas desta quinta-feira chegou em 5,63 metros de profundidade na Rua do Porto. Com isso, desde o final da tarde a água, que havia deixado as ruas da região turística de Piracicaba na madrugada, voltaram a ocupar o espaço.
No dia que transbordou, terça-feira, o pico dele foi de 5,43 metros de profundidade e nas primeiras horas da madrugada de ontem ele chegou a 5,83 metros. Na ocasião, ele perdeu força e começou a cair até reagir de novo nesta madrugada.
O rio Corumbataí também deu sinais de melhora. Ele que chegou a 6,08 metros por volta das 16 horas de ontem, caiu para 5,37 metros às 16h10 de hoje quando voltou a subir. Pouco antes, às 13h10, o manancial deixou o estado de extravasamento e voltou para o de emergência, mas às 21h30 ele voltou a situação anterior e no fechamento desta notícia, 23h10, se encontrava com 5,54 metros de profundidade.
Alguns leitores do PiraNOT.com postaram em nosso grupo de interação no Facebook mensagens comemorando o início da limpeza de algumas residências na Vila Rios, distrito de Santa Terezinha, e na região do Bongue.
Enquanto o rio sobe, não param de chegar reclamações quanto ao trabalho da Prefeitura de Piracicaba diante de toda a situação. Em nota o Poder Executivo disse que 35 homens trabalham na ajuda as famílias e que foram usados na operação oito caminhões das secretarias de Obras, Sedema e do Semae, além de duas viaturas da Guarda Civil e duas viaturas da Defesa Civil. 10 famílias dos bairros Bongue, IAA, Vila Rios e da Região da Rua do Porto foram removidos do local.
Como a água está subindo rápido, é importante que os leitores das áreas atingidas deixem suas casas e não aguardem a situação piorar.
…
PONTOS DE ALAGAMENTOS – Além das ruas envolta do rio Piracicaba na Rua do Porto, no bairro Nova Piracicaba, o final da Avenida Cruzeiro do Sul já está alagada. O leitor Claudio Rodrigues está preocupado. Ele mora duas ruas acima do manancial e teme o pior. “Parece que ele está subindo rápido. Estou preocupado, mas a minha mãe esta mais porque em 2011 a água chegou até o portão de casa” contou.
O Bongue está novamente ilhado. Por lá desde o começo da noite só é possível se locomover por barcos.
Nós estamos recebendo a todo instante em nosso grupo, o “PiraNOT.com“, pelo Facebook, informações das áreas atingidas. Acompanhe participando dele.