A Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcante, no Jardim Nova Iguaçu, em Piracicaba, foi ocupada nesta manhã (25), pelo movimento “Secundaristas”. Um dos motivos é a aprovação em primeira votação no Congresso da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241 que congela verbas para a saúde e educação durante 20 anos.
Através da página do movimento no Facebook, os integrantes anunciaram ás 06h30 que a escola estava ocupada. Eles alegam que a PEC “colabora para o sucateamento” da saúde e educação.
Além desse motivo, o grupo critica a Medida Provisória de reformas no Ensino Médio, “que retira as matérias que estimulam o pensamento crítico e transforma a carga de estudo em período integral (o que dificulta a inserção do jovem no mercado de trabalho) e estabelece a possibilidade de pessoas sem uma formação apropriada lecionarem.”, diz um dos posts.
Os Secundaristas protestam ainda sobre a não abordagem nas escolas de temas polêmicos como gênero e sexualidade.
A Pedro Moraes é a primeira escola de Piracicaba ocupada. Em todo o país, outras 1,3 mil estão na mesma situação.
.
AULAS SUSPENSAS – Os alunos que chegavam na escola nesta manhã foram todos dispensados e tiveram que voltar para a casa. Não há previsão de quando o prédio será desocupado.