A tradicional Igreja dos Frades, na área central de Piracicaba, passará por uma reforma. A Corsi Arquitetura, empresa responsável pelo projeto, estima que a obra seja concluída em maio de 2018.
A obra acontecerá numa área de 1.160 metros quadrados e será responsável pela troca de cerca de 17 mil telhas. O custo será de aproximadamente R$ 300 mil, valor a ser arrecadado junto aos fiéis da igreja. O Freio Alberto Pegoraro, pároco da igreja, diz que — paralelo às doações dos fiéis — eventos e campanhas pela internet estão sendo feitas para a arrecadação de fundos.
Moacyr Corsi Júnior, diretor executivo da Corsi Arquitetura, explica que a obra é de urgência em parte devido a uma queda recente de partes do forro. “[Como parte do forro está caindo] a obra visa assegurar boas condições não só aos usuários, mas também ao patrimônio histórico em questão”.
Ele garante também que a obra prezará pelos mínimos detalhes do local. “A proposta do projeto de intervenção busca manter os mesmos elementos arquitetônicos para que não resulte em nenhum impacto visual na edificação e em seu entorno”.
Próximas etapas da obra
Assim que a cobertura da igreja for concluída, serão feitas, conseguinte, intervenções na parte hidráulica, na arquitetura externa, na parte elétrica interna e também na preservação artística do interior da igreja.
Igreja dos Frades
A igreja foi tombada como patrimônio histórico e cultural de Piracicaba por meio do Decreto no 10.007 de 13 de setembro de 2002.
A história da Igreja dos Frades está intimamente ligada à chegada dos frades capuchinhos na cidade, por volta de 1890. A igreja só veio a ser inaugurada no dia 8 de dezembro de 1895, pelo bispo Dom Joaquim Arcoverde, de São Paulo.
Quer saber o que acontece na cidade em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informados.