Pular para o conteúdo
quinta-feira, abril 9
Publicidade
Piracicaba (SP)

Mesmo com proibição a nível nacional, queimadas continuam em Piracicaba

· 3 min de leitura · Por Rafael Fioravanti

Mesmo com as queimadas proibidas em todo o Brasil até o mês de novembro (Decreto Nº 10.424 de 15 de julho de 2020), muitos munícipes continuam reclamando de queimadas por toda a cidade de Piracicaba.

Piracicaba" src="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-640x362.jpg" alt="Mesmo com proibição a nível nacional, queimadas continuam em Piracicaba" width="640" height="362" srcset="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-640x362.jpg 640w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-300x169.jpg 300w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-150x85.jpg 150w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-450x254.jpg 450w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-1200x678.jpg 1200w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato-768x434.jpg 768w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/09/fogo-em-mato.jpg 1280w" sizes="(max-width: 640px) 100vw, 640px" />
Fogo em mato da Avenida Comendador Luciano Guidotti. Foto: Você no PIRANOT.

Um leitor do PIRANOT entrou em contato com a redação para informar que, neste domingo (13), um indivíduo colocou fogo em um terreno da Avenida Comendador Luciano Guidotti – atrás da Semuttran – ainda na parte da manhã. O fogo ficou ali durante todo o dia, só vindo a cessar no começo da noite. “Foi insuportável, era muita fumaça o dia todo”, desabafa.

Publicidade

Além de ser um grande desrespeito à população, o ato de colocar fogo em mato ou entulho também acaba sendo um problema de saúde pública, principalmente por conta da baixa umidade do ar aqui em Piracicaba ocasionado pela escassez de chuva neste período do ano.

“A fumaça causa diversos malefícios à população”, informa o Tenente Beraldo, comandante dos pelotões do Corpo de Bombeiros de Piracicaba. “Ela provoca crise alérgica em muita gente, os idosos ficam ruins de saúde e muitas crianças também acabam indo parar nos hospitais. Isso sem falar do incômodo que a fuligem causa em nossas casas, roupas e etc.”

Publicidade

A prática de pôr fogo em mato (queimada) é proibida por lei e pode até acarretar multa de R$ 741,77 reais. O mesmo vale ao descarte irregular de resíduos, capaz de render multa no valor de R$1.053,14 reais.

“Muitos incêndios aqui em Piracicaba são meros crimes ambientais. Isso significa que as pessoas colocam fogo em mato propositalmente — seja para limpar um terreno ou até por maldade. Essas pessoas estão prejudicando todos ao seu redor e também o Corpo de Bombeiros, que se desloca até o local e perde muito tempo em ocorrências deste tipo”, desabafa o Tenente.

Viu pessoas colocando fogo em mato? Denuncie!

O Tenente fez o alerta e disse que a população tem o dever de denunciar esses infratores. “A população pode nos ajudar. Basta fazer a denúncia ao Policiamento Ambiental ou à Polícia Militar, por meio do telefone 190. Desta forma, o culpado responderá por isso e a lei será colocada em prática”, finalizou.

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

Publicidade

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade