A Congás, maior distribuidora de gás encanado da América Latina, controlada pelo Grupo Cosan, de Piracicaba, terá um papel de destaque ao sediar a 3ª Conferência Anual do Núcleo Compartilhado de Obras (NCO). O evento, realizado em parceria com a Sabesp e a Enel, está agendado para o dia 29 de junho, das 8h30 às 16h, no teatro do Edifício Birmann 32 (B32), em São Paulo.
A conferência terá como foco principal a discussão sobre a infraestrutura necessária para as “cidades do amanhã”. Com debates envolvendo as principais utilities de São Paulo, corporações e órgãos do poder público, o evento abordará temas como a coordenação de atendimentos de emergência e a gestão de obras, com ênfase na prevenção de danos. Serão apresentadas melhores práticas em gestão compartilhada, soluções e iniciativas do setor, visando garantir maior segurança e eficiência no mercado.
Um dos pontos altos da conferência será um painel composto pelos presidentes da Sabesp, Enel, Congás, Sanasa e Cetesb. Além disso, haverá palestras ministradas por especialistas renomados, como Dennys Spencer – COO na Ambipar Response; Capitã Daniela Santos de Oliveira, do Corpo de Bombeiros; James Wingate, representante da 811 Northern Califórnia; e Liliane Wietzerbin, da Gas Natural de France (GRDF). O evento também contará com uma mesa de debate entre utilities, corporações e poder público.
A diretora de Operações e Serviços da Congás, Carla Sautchuk, ressalta a importância da segurança como valor inegociável na empresa.
“Segurança é um valor inegociável aqui na Congás. As boas práticas para gestão de obras e todos os esforços para coordenação das obras de infraestrutura com as demais utilities têm por objetivo prevenir danos aos nossos ativos. Essas ações fazem parte da nossa rotina e da nossa cultura. Os investimentos em infraestrutura, os avanços tecnológicos e a expectativa de que as ‘cidades do amanhã’ façam parte do nosso presente formam o pano de fundo para o debate em torno de soluções maduras, atuais e que sustentem a preparação para cidades cada vez mais resilientes, mais seguras e sustentáveis”, destaca Sautchuk.
O Núcleo Compartilhado de Obras (NCO), criado em 2021 pelas três principais utilities atuantes em São Paulo – Congás, Sabesp e Enel – tem promovido a troca de informações e boas práticas operacionais, resultando em infraestruturas mais eficientes, seguras e resilientes, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Dentre os resultados dessa colaboração, destaca-se o compartilhamento de informações sobre obras de expansão e manutenção de redes. Em um projeto piloto realizado nos bairros Jardins, Ipiranga e Itaquera, as obras executadas com base nas diretrizes do NCO proporcionaram diversos aprendizados operacionais. Essas experiências foram compiladas em um Manual de Boas Práticas, juntamente com instrumentos fundamentais, como Matrizes de Risco de Obras, que consideram aspectos técnicos e de mercado relacionados às obras de infraestrutura da Congás, Sabesp e Enel.
A 3ª Conferência Anual do Núcleo Compartilhado de Obras promete ser um evento de destaque no setor, reunindo especialistas e representantes de empresas e órgãos públicos para discutir soluções e avanços na gestão de obras e infraestrutura, visando a construção de cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis.