
No último final de semana, toda a região foi castigada por fortes precipitações. Capivari também sofreu com o grande volume de chuvas nos últimos dias, culminando no extravasamento do Rio Capivari e seus afluentes, ocorrido na madrugada de hoje (03).
Segundo a Defesa Civil, o Rio Capivari encontra-se, nesta tarde de segunda-feira, com nível de 2,76 metros, sendo que o transbordamento ocorre a partir de 2 metros. A última atualização é de 12h.
Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Logística e Esportes estão atuando no atendimento às famílias atingidas. Até a última atualização, 18 famílias, totalizando 51 pessoas, foram acolhidas no Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini (Ronaldão) e na EICAP Professor Aldo Silveira, no bairro Moreto. Outras 47 famílias estão desalojadas (hospedadas em casas de familiares).
Ainda de acordo com a corporação, no último domingo, 02, Capivari registrou 58,7 mm de precipitação. Vale ressaltar que o município também recebe água vinda de outras cidades. Em Monte Mor, na calha do Rio Capivari, foi registrado um acumulado de 148,5 mm. Já no Capivari-Mirim, também em Monte Mor, a Defesa Civil registrou 97 mm. Em Campinas, o acumulado foi de 38,8 mm.
Na última semana, a Defesa Civil realizou, de forma preventiva, a abertura total da comporta da Barragem Leopoldina.
Pontos de interdição
De acordo com o Departamento de Mobilidade Urbana, Capivari conta, neste momento, com sete pontos de interdição. A última atualização é das 8h. As vias interditadas são: Rua João Moretti, no bairro Moreto; Rua Padre Haroldo (altura do Juventus); Rua João Vaz (Centro); Rua Miguel Assad (Nova Aparecida); Rua Bento Dias (Centro); Avenida José Annicchino (próxima à Praça Ronaldão); e Alameda Franklina de Almeida Barros (Rossi).
A Defesa Civil de Capivari atende pelos números 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil pode ser contatada pelo número 153 e pelo WhatsApp (19) 3491-1311, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O aplicativo “153 Capivari” também está disponível para download nas lojas de smartphones Android e iOS. O Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.