
Dez USFs (Unidades de Saúde da Família) de Piracicaba serão contempladas com kits compostos por 18 equipamentos, encaminhados pelo Governo Federal, que representam investimento de aproximadamente R$ 2 milhões para o fortalecimento da Atenção Primária no município. O primeiro item recebido foi a câmara de conservação de imunobiológicos, equipamento utilizado para o armazenamento adequado de vacinas.
Já receberam a câmara as USFs Artemis I, Bosques do Lenheiro II, Campestre, Monte Feliz, Santa Rita, Santana, Monte Alegre, Tatuapé II, Tupi e Anhumas.
Os kits incluem ainda equipamentos como DEA (Desfibrilador Externo Automático), espirômetro (utilizado para diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias), laser e ultrassom para fisioterapia, dermatoscópio (utilizado em avaliações dermatológicas), retinógrafo (para exames da retina), ultrassom diagnóstico portátil, eletrocardiógrafo (equipamento que capta e registra a atividade elétrica do coração), otoscópio (para avaliação do ouvido), bisturi elétrico e cadeira de rodas para pessoas com obesidade, entre outros itens.
“Esse investimento é resultado do trabalho que temos feito desde o início da gestão, com diálogo e articulação junto a todas as esferas de governo para trazer recursos e melhorias para Piracicaba. Nosso compromisso é fortalecer a saúde pública, equipar as unidades e garantir um atendimento cada vez melhor para a população. Vamos continuar buscando investimentos e avançando na estrutura da nossa rede municipal”, afirma o prefeito Helinho Zanatta.
“Essa é uma conquista importante para Piracicaba. Com ela, conseguimos ampliar a estrutura da rede municipal e garantir melhores condições de atendimento para a população, permitindo diagnósticos mais precisos e maior resolutividade na Atenção Primária”, destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco.
