NOTíCIAS 2 min de leitura
13 de fevereiro de 2019

Prefeitura e Câmara querem instalação do Baep em Piracicaba (SP)

pm polícia militar
Foto: Divulgação

O prefeito Barjas Negri se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com o presidente da Câmara, Gilmar Rotta e vereadores Pedro Kawai e José Aparecido Longatto para discutir campanha que reivindicará, junto ao governo do Estado, a instalação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) em Piracicaba (SP).

Foto: Divulgação

A primeira decisão já tomada é da apresentação de uma Moção de Apelo, a ser votada em regime de urgência nesta quinta-feira (14) e endereçada ao governador João Dória. Desde a campanha eleitoral do ano passado, Dória, então candidato ao governo, assumiu alguns compromissos com Piracicaba (SP), um deles era a instalação do Baep. O compromisso foi firmado por meio de um vídeo divulgado no WhatsApp.

Barjas Negri lembra que a questão da segurança tem estado na pauta do governador João Dória que, na semana passada, anunciou a criação de quatro novos Batalhões: São Bernardo, São Paulo (região Central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Gilmar Rotta destacou que a ação conjunta entre o Executivo e o Legislativo é uma das propostas da Mesa Diretora. “Queremos somar força sempre que necessário e garantir a Piracicaba recursos, convênios e melhorias para a cidade”, disse. O presidente disse ainda que a segurança é uma área que requer investimentos e ação política.

Vice-presidente da Mesa Diretora, Pedro Kawai apontou que o trabalho do Baep vem somar com as forças policiais em atividade na cidade. “Temos certeza que o governador estará sensível à nossa reivindicação, considerando que Piracicaba tem demanda para a unidade”, disse.

O vereador Longatto, que tem atuado para ampliar os equipamentos de segurança na cidade, disse que a mobilização regional vem destacar a importância do Aglomerado Urbano de Piracicaba. “Os investimentos em segurança nesta região são extremamente importantes para reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida de mais de um milhão de meio de habitantes”, concluiu.

BAEP

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é de que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.

Leia Também