
A Secretaria de Saúde pretende imunizar 20.208 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos contra a paralisia infantil durante a Campanha Nacional de Vacinação que tem início neste sábado (15), quando será realizado o Dia D. O número representa 95% do público nessa faixa etária residente no município e foi estipulado pelo Ministério da Saúde. Além de vacinar contra a paralisia infantil, a campanha também objetiva a atualização do esquema vacinal de todas as crianças menores de cinco anos.
“Os pais deverão ser levar todas as crianças nessa faixa etária a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estarão disponíveis”, afirma a enfermeira Fernanda Lopes Menini, diretora da Vigilância Epidemiológica.
A campanha na Zona Rural foi realizada no dia 8 de agosto e aplicou 346 doses contra a paralisia infantil. Na Zona Urbana, a campanha tem início neste sábado, quando serão disponibilizados 56 postos de vacinação (47 fixos e nove volantes) em unidades de saúde e locais de grande circulação.
A campanha segue até o dia 31 de agosto em todas as unidades da Atenção Básica – CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica), PSF (Programa Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).