ANÁLISE | Barjas e Madureira na Globo confirma que briga pela ‘me-tró-po-le’ Piracicaba é uma questão nacional

Não atrás, o atual prefeito de Piracicaba se filiou ao mesmo partido do presidente da Câmara dos Deputados Federal, em cerimônia que ocorreu em Brasília (DF)









Globo News, CNN, Folha de São Paulo e Jovem Pan são alguns dos veículos nacionais que vêm acompanhando a disputa pela Prefeitura de Piracicaba, e isso se intensificou muito durante a campanha presidencial de 2022. Nos últimos 40 dias, as campanhas do PL e do PSDB evidenciaram isso ao grande público.

A grande mídia vem destacando principalmente o desejo do Partido Liberal por algumas prefeituras. O PIRANOT noticiou há cerca de 60 dias que Alex Madureira, atual deputado estadual, era um possível pré-candidato. Na notícia, Valdemar da Costa Neto, em evento com a presença de Jair Bolsonaro, havia tocado no assunto e elogiado o parlamentar. Na mesma notícia, o PIRANOT listou todos os pré-candidatos.

Menos de 12 dias após essa notícia do PIRANOT, o PT convocou uma reunião e confirmou a informação do portal ao oficializar: Professora Bebel é pré-candidata.

Pouco depois, o PIRANOT trouxe mais uma notícia. Luciano Almeida, prefeito atual da cidade, poderia tentar a reeleição. Ele estava sem partido, mas confirmou ao portal que decidiria a nova sigla ainda naquele mês. E anunciou.

O anúncio, no entanto, chamou a atenção. A filiação de Luciano foi negociada e anunciada em Brasília (DF). Luciano se filiou ao Partido Progressistas, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Ao lado dele no anúncio estava o ex-chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Ciro Nogueira.

Nos últimos dias, todos os partidos têm tido direito, durante uma semana, de promover campanhas institucionais de filiação. O Partido Liberal foi um dos primeiros e colocou Alex Madureira como destaque na campanha que rodou pelo Estado de São Paulo.

Já nesta semana, o PSDB pode ter dado uma resposta a Luciano e ao PL. Ao dizer que o partido estava voltando para a política nacional Barjas Negti foi o mensageiro. Seria um trocadilho ou ninguém do marketing teria percebido? A campanha também está rodando no Estado, em especial no horário nobre da TV Globo.

A disputa pela Prefeitura de Piracicaba ganha então mais atenção do país, enquanto os piracicabanos começam a perceber que sua cidade na prática é sim agora uma metrópole. Metrópole de 24 cidades. A 20ª maior e mais rica região do país e também uma das maiores da América do Sul. Embora criada pelo ainda governador João Doria, a lei que elevou a cidade para metrópole foi sancionada pelo atual governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, neste ano. Piracicaba, como metrópole, irá para sua primeira disputa eleitoral em 2024.

Como cidade, o novo prefeito administraria um orçamento municipal de mais de R$ 10 bilhões, prevendo pequenas inflações anuais. Mas, como metrópole, a cidade já está começando a receber muitos projetos estaduais, como a obra para transformar o aeroporto municipal em regional, já autorizada pelos órgãos nacionais.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile