Nos últimos meses, o público tem observado uma saída significativa de artistas do SBT. Entre os nomes que deixaram a emissora estão Eliana, Murilo Couto, Cleber Machado e Cristina Rocha. Regina Volpato, uma figura muito valorizada pelo mercado publicitário, já anunciou que não renovará seu contrato em dezembro. E, segundo Daniel Castro, do UOL, Danilo Gentili pode ser o próximo a deixar o canal fundado por Silvio Santos.
A crise no SBT começou a se intensificar após a reformulação da grade de programação neste ano, quando a emissora fez altos investimentos na contratação de influenciadores digitais como apresentadores. Entretanto, com exceção do “Sabadou”, comandado por Virginia Fonseca, outros programas com influenciadores não conseguiram engajar a audiência. Um exemplo claro é o “Eita, Lucas!”, que teve todos os pilotos descartados devido à baixa qualidade técnica e cujo custo de produção gira em torno de R$ 600 mil por edição, valor surreal.
Com a ênfase nos influenciadores, veteranos da casa, como Eliana, se sentiram desprestigiados, o que contribuiu para seu desligamento. O mesmo parece ocorrer com Danilo Gentili, que, segundo Castro, está insatisfeito com os rumos da emissora. Desde a saída de Léo Lins e o trágico incidente envolvendo Mingau, guitarrista do programa, baleado e em coma, o “The Noite” sofreu mudanças visíveis e a equipe trabalha muitas vezes ‘abatida’ no ar. Parece que a felicidade passou e episódios tem sido reprisados com frequência, inclusive no YouTube, onde o programa recorre à repostagem de conteúdos antigos.
No caso de Volpato, o “Chega Mais” não emplacou, e o SBT colocou uma repórter para fazer os merchandisings do grupo, como a Jequiti, evitando assim a comissão dos apresentadores, em torno de 30% do valor do anúncio. Nos bastidores da atração, que tem 4 horas de duração, o número de produtores é insuficiente. Recentemente, ao chegarem para trabalhar, funcionários do SBT se depararam com painéis que indicavam em verde os programas que estavam indo bem e em vermelho os que estavam indo mal, causando uma humilhação coletiva.
Volpato disse que pediu para sair para poder viajar mais e visitar a filha, Rafaela Skaff, que está morando e trabalhando na Europa como chefe de cozinha. No entanto, ela está cheia de projetos junto ao mercado publicitário e ao streaming. Além do programa no SBT, ela é apresentadora de um reality culinário da maionese Hellmann’s, tem um podcast na Amazon Music e iniciou trabalho de entrevistadora na Netflix. Regina é amada pelo mercado publicitário, e sua associação ao atual momento do SBT está pesando negativamente em seu currículo.