Em 2019, roubo de veículos em Piracicaba diminuiu 22% em relação a 2018, diz PM
PIRACICABA (SP)
28 de janeiro de 2020 · 3 min de leitura

Em 2019, roubo de veículos em Piracicaba diminuiu 22% em relação a 2018, diz PM

PM
Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT
Publicidade 728×90

Na tarde desta terça-feira (28), o 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (10º BPM/I), com sede no bairro Algodoal, em Piracicaba (SP), divulgou dados importantes da atuação da polícia aqui no município. De acordo com a instituição, no ano de 2019, em comparação com 2018, o número de veículos furtados em Piracicaba diminuiu 18%;  o de veículos roubados, 27%;  o de furtos, 7%;  o de roubos, 22%;  e o número de estupros diminuiu 4%.

PM
Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

A Polícia Militar de Piracicaba informou também que foram apreendidas 219 armas de fogo, 1661 pessoas foram presas em flagrante delito e 1227 procurados da Justiça foram capturados.

“Atendendo à filosofia de polícia comunitária, o 10ºBPM/I desenvolve ainda o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desde sua criação, há 20 anos”, informou a Polícia Militar por meio de uma nota. “O 10º BPM/I também atende aos pedidos de policiamento ostensivo para eventos, como o Campeonato Paulista de Futebol, Festas do Peão, das Nações, Carnaval de Rua, Eleições, abertura do comércio noturno no mês de dezembro, além de outras necessidades da comunidade local.”

Premiação

O Batalhão foi premiado em grau prata no 18º Prêmio Polícia Militar da Qualidade (PPMQ) 2019, verificadas também premiações em 2015, 2016, 2017 e 2018 após a unidade passar por avaliações rígidas e atingir a tão merecida qualificação, fruto do empenho individual de cada policial militar de nossa Unidade.

Polícia Militar

A Polícia Militar presta serviços à comunidade piracicabana desde 08 de agosto de 1901, quando aqui foi instalado o Destacamento de Polícia subordinado à 2ª Companhia do 8º Batalhão de Caçadores, da cidade de Campinas, da então Força Pública do Estado de São Paulo. Em 1970, o Destacamento tornou-se a 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior (8º BPM/I), sendo o seu efetivo composto pelos componentes sediados em Piracicaba, bem como da extinta Guarda Civil do Estado de São Paulo.

Ainda em 1970, a Companhia desvinculou-se do 8º BPM/I de Campinas e tornou-se a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª Cia Ind PM), tendo como comandante o então Capitão PM Sérgio Mônaco.

Em 16 de janeiro de 1976, a 4ª Companhia Independente transformou-se no Décimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, tendo como primeiro Comandante da unidade o Tenente Coronel PM Osvaldo Rodrigues Pinto.

Hoje, o Décimo Batalhão possui 05 (cinco) Companhias territoriais de policiamento e uma Companhia de Força Tática, possuindo circunscrição em 11 (onze) municípios.

Piracicaba sedia a 1ª, 4ª, 5ª Companhias e a Companhia de Força Tática. A 2ª Companhia, sediada em Capivari, abrange também Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Rafard e Elias Fausto. A 3ª Companhia, sediada em São Pedro, compreende os municípios de Santa Maria da Serra, Charqueada e Águas de São Pedro.

A nota da Polícia Militar finaliza dizendo que “os policiais militares que trabalham no 10º BPM/I nos diversos programas de policiamento (Radiopatrulha, policiamento a pé, policiamento com bicicletas, Ronda Escolar, Força Tática, Rondas com Motocicletas e Patrulha Rural), buscam, diuturnamente, atender com presteza a população, combater a criminalidade e aplicar a lei.”

Publicidade 728×90

Leia Também