O nível do rio Piracicaba continua alto e é o principal programa das famílias de toda a região para este final de semana. Com 2,74 metros de profundidade às 7 da manhã deste sábado (12), o manancial registra uma vasão pouco vista nos últimos meses.
As opções do que fazer na Rua do Porto são várias. Os turistas, sejam da cidade ou de fora, podem começar o passeio pelo “Alto do Mirante” estacionando o carro na Rua Renato Wagner. Lá, com entrada gratuita, ele vai subir até o topo da nova ponte do mirante e poderá ver a cidade do alto e observar o rio.
Logo em seguida ele pode ir para o Mirante que fica na Avenida Baronesa de Rezende. Neste local ele conseguirá chegar em alguns pontos de observação bem próximo das corredeiras e sentir a água atingindo o seu corpo. O barulho das quedas é algo marcante e inesquecível.
De lá, o turista pode pegar um acesso ao Engenho Central e conferir o famoso Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ele funciona de terça à sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados e domingos das 10 às 20 horas.
Do Engenho, o turista irá atravessar a Ponte Pênsil e chegar na Avenida Beira Rio onde poderá comprar água, suco, milho verde e outros produtos em um dos quiosques. Pouco mais para cima pode ser observado o véu da noiva e também o Museu da água.
Para baixo, sentido Rua do Porto, podem ser observadas as obras de construção do novo shopping da cidade, o “Mirante Shopping”, na antiga fábrica de tecidos Boyes. Mais para baixo e ao lado do manancial pode ser observada a Casa do Povoador e aí sim começa a rua dos restaurantes e bares. Pouco mais a frente é possível o acesso ao Parque da Rua do Porto onde o leitor pode andar de pedalinho pelo lago que fica em frente ao Centro Cívico, prédio do Poder Executivo piracicabano.
Na Rua do Porto ainda é possível fazer passeios de barcos. O bilhete custa em torno de R$ 10. Para quem tem Jet Ski pode colocá-lo no rio através de uma rampa de acesso existente no local e aproveitar ao máximo a cheia provocada pelas chuvas que caíram na região de Americana – SP.
Ainda na Rua do Porto é possível ver exposições na Casarão do Turismo e na Casa do Artesão. É ou não é um bom programa em família?